AUDITORIAS

INÍCIO


Auditorias Internas


É a avaliação da situação atual do Sistema de Gestão implementado numa empresa, quanto ao atendimento aos requisitos mandatórios de normas, documentação das partes interessadas, procedimentos e programação de auditorias.
A terceirização das Auditorias Internas tem permitido mais independência e transparência entre auditores e auditados, colaborando na melhoria da eficácia dos processos constantes nos Sistemas de Gestão. São utilizados auditores com vasta experiência nesses sistemas (Qualidade, Ambiental, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social) de diferentes ramos de atividades. A visão de alguém de fora da organização ajuda na identificação de causas de problemas antigos, facilitando a determinação de ações corretivas e oportunidades de melhoria.


Auditorias para Avaliação de Fornecedores


Muitas organizações optam por avaliar seus fornecedores através de programas específicos, baseados em requisitos da norma ISO 9001 aplicáveis ao produto ou serviço e a requisitos contratuais.

Com base no escopo de fornecimento, avalia-se:

  • Cumprimento de requisitos contratuais;
  • Comunicação interna e com cliente externo;
  • Controle e monitoramento do processo produtivo;
  • Competência do pessoal envolvido;
  • Solução de problemas, incluindo pró atividade e tempo de reação das diversas funções envolvidas;
  • Logística;
  • Tratamento de não-conformidades e reclamações de clientes;
  • Ações corretivas, preventivas e oportunidades de melhoria.

Participamos de programas de avaliação de fornecedores no Brasil e no exterior para diversas organizações com interesse em manter relações comerciais com fornecedores potenciais, bem como desenvolver novos fornecedores e proporcionar melhorias do produto ou serviço fornecido com base em realimentações dos sistemas de Gestão desses fornecedores.


Auditorias para Melhoria de Desempenho


São realizadas em processos específicos com o propósito de avaliar a eficácia dos mesmos, detectando-se os pontos positivos e os que necessitam de melhoria. É dada ênfase aos resultados pretendidos em cada processo, na comunicação existente, na metodologia de monitoramento dos mesmos e na documentação utilizada. Ao final da auditoria é dado um parecer quanto à conformidade aos requisitos aplicáveis e sugestões de melhoria incluindo a possibilidade de redução da quantidade de documentos sem prejudicar a eficácia de cada processo e a conformidade do produto ou serviço.


Auditorias para Certificação de Produtos


Algumas organizações, enfatizando as de caráter regulatório, não dispõem de corpo técnico para realizar auditorias em produtos regulados pelas mesmas e que circulam no mercado. São então contratadas empresas para realização de auditorias objetivando avaliar o Sistema de Gestão da Qualidade implementado na empresa fabricante do produto. Também são efetuados testes específicos no produto coletados em estabelecimentos comerciais para verificar se os resultados dos mesmos atendem aos requisitos aplicáveis, estabelecidos pelos órgãos competentes.
Como exemplo realizamos auditoria no Laboratório da La Roche Posay (França) contratados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia visando a concessão do selo da qualidade em bloqueadores solares fabricados por este Laboratório.


Audit Consult


As empresas ao serem auditadas recebem o relatório de auditoria com a relação de não conformidades encontradas, oportunidades de melhoria, observações, comentários etc. No entanto, em muitas ocasiões as não conformidades não estão suficientemente claras para que ações corretivas eficazes sejam implementadas, o mesmo acontecendo com as oportunidades de melhoria, observações e outros. Muitas situações não são vistas na abrangência necessária, pois o relatório da auditoria e as mensagens dos auditores nem sempre são tão didáticos e abrangentes.
Audit Consult é uma auditoria onde após o seu término auditores e auditados se reúnem para estabelecerem em conjunto as ações que serão implementadas visando a melhoria da eficácia do Sistema de Gestão implementado. Em muitas ocasiões percebemos que, por exemplo, a comunicação é deficiente, os critérios de monitoramento são extremamente conservativos causando não conformidades que em situações normais seriam consideradas aceitáveis, o RH funciona mais como um DP e a gestão de recursos não ocorre de acordo com a norma ISO 9001.
Geralmente para cada três dias de auditoria são realizados dois dias de consultoria. Essas auditorias podem ser realizadas no sistema de gestão como um todo, bem como em processos específicos, filiais da empresa e em seus fornecedores que, por exemplo, apresentem problemas sistêmicos.


Melhor visualizado no Internet Explorer